Translate

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Relembrando o passado...

     Valar Morghulis!

     Hoje resolvi falar de algo que fez parte da minha infância: os filmes de animação.
     Quando eu era criança eu amava assistir repetidamente à algum filme que eu já tinha visto umas 516615848 vezes. Vários deles sempre me passavam mensagens importantes, mas eu nunca soube exatamente que tipo de mensagem, então eu decidi voltar a ser criança e relembrar de um dos filmes que eu mais assisti naquela época em que locadoras ainda estavam em alta.


O Caminho Para El Dourado


     
     O filme se passa durante a colonização espanhola e mostra, com muito menos violência, como os nativos da América Latina e América Central viam os espanhóis e como eles tratavam os índios que tinham posse daquelas terras. É claro que o filme não é, nem de perto, tão bruto quanto o fato histórico, então fica bem mais fácil de assistir.
     O Caminho Para El Dourado conta a história de Túlio e Miguel, dois amigos que, durante uma aposta em um jogo, ganham um mapa que mais tarde os levaria à uma terra pura cheia de riquezas, assim como os espanhóis se sentiam sobre as Américas: terras não exploradas que estavam apenas esperando para que alguém chegasse e pegasse o que quisessem.
     Mas, assim como na vida real, não é tão fácil assim. As tribos indígenas que viviam nos locais colonizados pela Espanha, imaginavam que os deuses fossem de pele mais clara, olhos claros e cabelos dourados, completamente diferente do deles, então assim que os espanhóis apareceram, os nativos pensaram que os deuses haviam chegado para os visitar. No filme, é exatamente isso que acontece... Miguel e Túlio são imediatamente vistos como deuses pelo povo de El Dourado e logo se tornam adorados por todos, mas é ai que param as similaridades. No filme, é claro, não acontecem as mesmas barbaridades que aconteceram na vida real, mas existem suas metáforas para explicá-las.
     Quando eu era criança, eu achava esse filme super legal e engraçado, e continuo achando. A única diferença é que agora eu entendo o filme muito melhor e também entendo as piadinhas com mais facilidade do que quando eu tinha uns oito anos.

     Bom, por enquanto é só. Eu não quis pôr spoiler no post porque acho que, quem gosta de história, o filme é bem legal para assistir e entender, com outro ponto de vista, o que aconteceu. Espero que tenham gostado.

Adios,
July.

Nenhum comentário:

Postar um comentário